domingo, 14 de março de 2010

É verão. Cuide do seu cão!


Os cuidados com os animais devem ser maiores nos dias de altas temperaturas, então fique atenta e preocupada com a alimentação e saúde de seu animal de estimação. A Evialis convidou sua especialista em Pet Food, Vanessa Mecca, para dar dicas importantes para cuidar de seu cão na estação mais quente do ano.
Confira abaixo alguns momentos que necessitam de atenção especial.

- Ao contrário dos seres humanos, que mantém a temperatura corporal através do suor, os animais possuem poucas glândulas sudoríparas. As trocas de calor ou “transpiração” são feitas pela boca e focinho, portanto, quanto mais quente, mais ofegante o animal pode ficar. No verão, é necessário duplicar a quantidade de água fornecida, trocando-a várias vezes para mantê-la sempre limpa e fresca. Outro fator a ser percebido é a perda de apetite nessa época, podendo ocasionar em perda de peso. O bom é ficar atento para a ingestão adequada de alimentos, tendo sempre produtos de boa qualidade e de fácil digestão.

- Na hora da caminhada, deixe que comam e bebam quantidades moderadas pré e pós-exercício, sem correr o risco de uma torção gástrica por ingestão. “Devemos equilibrar exercícios físicos passeando moderadamente com os animais, de preferência antes das 10h e após às 16h”, indica Vanessa. Importante destacar, como eles não usam calçados, não devem ser submetidos à caminhadas no asfalto ou na areia com temperaturas escaldantes., pois podem sofrer queimaduras nas patas.

- Outra dica é abrigá-los à sombra para não causar hipertermia por exposição direta ao sol e ainda não deixá-los trancados no carro. Se possível, fazer uso de filtros solares apropriados nos animais com pêlos curtos e claros e também com pele sensível, incluindo pontas das orelhas e focinhos. “Para quem acha que é frescura, eles podem sim, ter problemas sérios, com risco de lesões, queimaduras graves e até câncer de pele, devido à exposição ao sol”, alerta Vanessa.

- O calor aumenta também as infestações por pulgas e carrapatos. É necessário manter um controle eficaz com banhos semanais, no mínimo quinzenais. Manter as vacinas e vermifugação em dia é fundamental.

- Nos passeios de carro, para evitar episódios de vômito durante a viagem de férias, recomenda-se não alimentá-los para percursos mais curtos e diminuir a ingestão de alimentos se o trajeto for mais prolongado. E não esquecer da água!

Nenhum comentário:

Postar um comentário