quinta-feira, 5 de março de 2009

O Filhote de Yorkshire - Como cuidar !!!

Os filhotes de York nascem com ouvidos e olhos selados e com a coloração chamada "black and tan" preta e marcação canela no peito, no focinho, bochechas, sombrancelhas, patas, dentro das orelhinhas e ao redor do ânus. O peso normal de um York ao nascer é de 100 a 150 gramas, podendo variar conforme o tamanho da matriz e do padreador. O rabo deve ser cortado por um veterinário na primeira semana de vida, de referência com 4 dias de vida, mas pode-se optar por deixar a cauda inteira, sendo aceito emexposições ambos os casos no Brasil. Dica: Prefira o corte seco que não necessita dar pontos. é menos doloroso para o filhote.
Curiosidade:
Em alguns países da Europa é proibido cortar a cauda dos cães.

Aos 10-12 dias os olhinhos começam a abrir e aos 13-15 o canal auditivo. Aos 20 dias ficam de pé, cambaleante e aos 25 se firmam. Aos 16-21 controlam a micção e dormem cerca de 90% do tempo. Atenção: Os filhotes não possuem controle próprio de sua temperatura, portanto a mãe deve ficar constantemente perto dos filhotes para aquecê-los ou eles poderão morrer de frio. Uma Dica é colocar uma lâmpada de 60W a 1 metro de distância acima da caixa dos filhotes.
Aos 30 dias de vida eles já estão fortes o bastante para serem desmamados. Deve-se dar papinha de desmame (à venda em pet shops) ou ração filhote moída e misturada com água morninha, e nunca leite. Recomendamos Purina Pro Plan Puppy Chicken & RiceDica : Caso a fêmea tenha pouco leite recomendamos complementar com leite em pó NAN 1 da Nestlé ®, encontrado em supermercados e farmácias.



Dos 40 aos 70 dias é necessário colocar a talana orelha do filhote.


Veja como clicando em Dicas.
Aos 2 mêses de vida os filhotes já são mais brincalhões e já é possível notar melhor suas diferentes personalidades, sendo a melhor época para se escolher o seu filhote. Dica: Escolha o filhote primeiro pela personalidade e só depois pela aparência física. Se ele for muito agitado e o seu estilo de vida for mais calmo, você poderá não se adaptar ao filhote. O temperamento do York é calmo mas existem exemplares mais agitados. Tenha paciência e siga o conselho do criador idôneo.
Aos 5 mêses ele já terá esta aparência, seu pêlo já deve ser cuidado escovando-o com mais intensidade. Dica: Recomendamos utilizar shampoo e creme rinse (Elséve é uma boa opção) e antes do banho passe Mink Oil (produto importado à venda em pet-shops). Use escova de pinos lisa e pente de metal para desembaraçar.



Saiba mais em Dicas :


• Com 1 ano de vida eles já são adultos e pode-se começar a dar a ração para cães adultos (recomendamos Purina ProPlan Adult chicken & Rice). Para o pêlo ficar brilhante e encostar no chão é necessário papelotar.







105 comentários:

  1. yorkshire e a melhor raça que existe amo muito a minha samirinha

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É enrolar o pelo em pedaços de papel para protege- lo. No YouTube tem vídeos ensinando

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. qual o tamanho em cm de um york adulto?

    ResponderExcluir
  5. papelotar é cortar o pelo. O méel York vai chegar amanhã estou tãao feliz. O noome é Nick. Beem a melhor ração para filhotes é Eu canuba. Ali no texto esqueceram de botar que tem que deixar um ursinho de pelucia com a mãe para que possa pegar o cheiro e ao ser comprado ou adotado não sentir falta da mãe. ou então voê deixa o seu cachorrinho chorando a noite toda sem te deixar dormir. O tal do pedigree não é nescessário pois custa R$200,00 para ele participar de concursos e coisas assim. Não se esqueçam de escovar os dentes deles.. Se não cai.
    O tamanho de um york adulto depende do tamanho dos pais mais em média e 40cm a 50cm por ai. Espero ter respondido todas as perguntas de vocês. Se alguem tiver mais duvidas esclareçam no méel e-mail : manda.mooura@hotmail.com e suas perguntas serão respondidas. Entrem no méel blog : MaandHs.blogspot.com, ou me ad² no orkut : http://www.orkut.com.br/Main#Application?uid=9783728589976175798&appId=999787414856..
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papelotes não é cortar o pêlo, é colocar as mechas de pêlos dentro de papelotes presos com elásticos, para evitar a quebra, por serem muito finos.

      Excluir
    2. É os que fazem com cães de exposição, usam papelotes para não embolar e quebrar a pelagem

      Excluir
  6. Gostaria de saber se pode dar ração com leite minha mãe senpre dis para dar . quero q quando méel york chegar tenha uma saude muito boua
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ração própria para filhotes com um pouquinho de água morna suficiente para umidecer.nunca use leite.

      Excluir
  7. Minha York já está com 5 meses. É muito fofa e adora brincar! É carinhosa e adora um chamego. Estou muito feliz e ela também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que fofás!!! que pena que eu so vou ganhar no procimo mês tou anciosa para chegar!!!

      Excluir
    2. meu yorkshire macho tá com 45 dias de nascido 2 dias que eu tirei de perto dos irmãozinhos ele está chorando um pouquinho à noite o que faço

      Excluir
  8. meu york tem 32 dias e estou dando a ele uma papinha chamada Max que é em pó e disolvo em agua morna... acriadora me mandou dar frango com arroz batido no liquidificador mas nao quero q ele coma comida, ela me disse também pra dar leite com mel, mas me disseram que nao pode ... nao sei o que fazer me ajudem por favor !!! ñ sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao de leite por que isso pode dar verme e nao de comida pois ele pode se acustumar e querer sempre

      Excluir
    2. ta doida ? se a minha q tem 3 meses n pode comer nada que n seja especificado p ela !
      nome da minha York: Shay

      Excluir
    3. Quando eu ganhei uma gata ( é bem dferente de cães, claro, mais esta dica serve para cães e gatos) vou dar uma receitinha muito fácil e simples de se fazer:
      Ingredientes:
      200 gramas de ração
      1 panela
      150 ml de água
      primeiro esfarele a ração deixando ela em pó, depois aqueça a água até borbulhar, e em uma panela meio funda ( não pode ser nem rasa e nem muito fundo pode ser a panela q você faz arroz e feijão ou sei lá) ai misture tudo,não se esqueça de primeiro colocar a ração em pó antes da água, 1° a ração em pó e depois a água é para não empelotar, e se ele tiver alguns dentinhos se quiser pode cozinhar uma franguinho sem sal pois a ração já tem, e deixe o frango bem desfiadinho e misture na ração pois eles amam, mais apenas colocar pouco frango para que não causa dor de barriga, compre um peito de frango e apenas corte aproximadamente umas 100 gramas, más não precisa colocar frango, só se quiser, e não esqueça de mecher para não queimar no fundo, ele tem que ficar cremosinho se quiser mais dicas acessem meu blog http://mundodosanimaisdanatureza.zip.net

      Excluir
    4. eu vou ganhar a minha no dia 23/10/2012 estou muito ansiosa

      Excluir
    5. Essa "criadora" é doida não? Não pode dar leite. Mel? nem pra bebês.O correto é o quê vc está fazendo, dando comida para filhote umedecida na água morna. Sempre é correto seguir a orientação do veterinário.

      Excluir
    6. Sinceramente não confio em somente ração, costumo dar carne moida não muito gordurosa e legumes frescos com um pouquinho de ração, minha cachorrinha tem 2 anos e nunca ficou doente..

      Excluir
  9. Olá Minha york tem 4 meses, quando ela veio pra casa tinha 1 mes e teve uma hipoglicemia, devido a falta de alimentação, sentiu falta da mãe e não comia nada, quase morreu se eu não tivesse corrido com ela, o Veterinario me indicou o uso de mel uma colher de café, toda hora que eu perceber que ela estava molinha, sem problemas nenhum, o mel pode usar, o que não deve usar é açucar, e ele disse tbm para dar a ela arroz com carne moida, ela comeu por um mes depois disso sozinha ela começou a comer a ração, Mas eu nenhum dia deixei de dar a ração, tinha sempre dois potes de comidas para ela, um de ração que era a vontade e outro de arroz com carne que eu oferecia uma porção de manhã e outra a noite.Hoje minha york esta ótima de saude.É isso espero que eu tenha ajudado alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu York tbm vai fazer 4 meses amanhã...Qd eu trouxe ele pra casa tinha 45 dias e teve hipoglicemia, quase morreu se não tivesse corrido pro vet tbm,só que isso se deu pq não comia nada tbm, o vet mandou dar leite condensado pra ele, e melhorou nunca mais teve,graças a Deus.Só agora estou meio preocupada pq ele acostumou comer carne moida misturada a ração e o pelinho dele tá feio, ralinho...Oque vc faz com o seu??usa qual shampoo e condicionador...Bjok

      Excluir
  10. oi gostaria de saber como tirar o mau cheiro da boca do oeu york,ele tem 8 meses

    ResponderExcluir
  11. tenho um york de 11 meses. Ele tem 20 centímetros , ele esta mancando e senti muito calor nas noites dorme sempre com uma perna no chao friu .
    O veterinário do meu york me disse q tera q ser feita uma cirurgia para tratar da perninha dele e q o calor excessivo é normal !
    Queria saber se o de vcs sao iguais se algum teve q fazer cirurgia , ou se eles senten muito calor ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha dorme c quase todo o corpo de fora da caminha kkkkk ela n e doente e nem nada n se preocupe calor e normal!

      Excluir
    2. É normal por ser uma raça proveniente da Europa. Lá é frio. Aqui no Brasil ela sofre com o clima quente. Pode até dar pereba.

      Excluir
  12. COMO PAPELOTAR SEU YORK





    1. Primeiro, divida o pêlo em partes iguais, não muito grandes, como na foto ao lado.

    2. Então coloque Mink Oil no pêlo e embale cada parte como um sachezinho com pedaços de pano (como perfex, com furinhos) ou de plástico (caso não tenha outra opção).

    3. Então, coloque um elástico pequeno para segurar o sache de pêlo.


    Atenção: O papelote DEVE ser trocado diáriamente, ou o pêlo poderá quebrar.




    Para papelotar seu cão existem várias técnicas. Cada criador acaba improvisando do seu jeito. Se você não sabe papelotar mas quer que o pêlo do seu York cresça até o chão de um jeito mais fácil então você pode optar por prender o pêlo com "chucas". Compre aqueles elásticos pequenos feitos de tecido. Essas chuquinhas não quebram o pêlo e ajudam a mantê-lo sempre limpo, livre de xixi e sujeiras do chão. Mas lembre-se: É necessário trocar as chuquinhas diariamente para não machucarem o cão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é usado para cães de criadores profissionais, que participam de competições para valorizar o canil.

      Excluir
    2. Muito mimi tenho Yorkies há 40 anos,nunca nenhum papelotei,boa linhagem ,ração de qualidade,comidinha caseira,banhos e escovação cuidadosos e muito amor.Resultado pelos arrastando no chão

      Excluir
    3. Vc sabe de um criador com boa linhagem em Goiás? Quero um mas não achei ainda... Os q vejo são mirradinhos com pelos feios e curtos...

      Excluir
  13. Meu York ja esta com quase 2 anos, ele é muito fofo, gosta muito de brincar...muito ativo!!
    Porém para quem deseja um lembre se de todos os dias pentear o pelo dele, pois se não fica totalmente inozado... o meu eu tive qe mandar tozar para dezenozar!

    ResponderExcluir
  14. jessica
    oi eu adoro essa raça a minha q iria chegar caiu da escada e morreu mais eu vou ganha outra os labrador com vira lata tambem sao lindos +sao danados a minha vai ser kyara o nome dessa outra cachorrinha bjos kyara te amooooooo !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiotah ! como vc a deixa morrer ! revoltada*

      Excluir
    2. Vc fala de um jeito tão banal.como se fosse uma coisa que vai ser substituída por outra. Eu hein!

      Excluir
  15. Entao ganhei um onte e estou com medo dexei ele em casa sozinho com comida e agua é perigo dele entrar em crise, nao ei qual nome dou pra ele, ele ja esta com 50 dias e ja esta brincalhaoo

    ResponderExcluir
  16. ganhei um yok o nome dela e belinha posso deichar ela em casa sozinha nos primeiros dia bjs

    ResponderExcluir
  17. Não é bom cortar o rabo do cachorrinho pois ele pode pegar doenças, é preocupante
    Tipo se a tesoura estiver infectada ou enferrujada em um minimo lugar ele podia pegar têniase eu não sei se pega no cachorro mas e se ele pegar uma doença?

    ResponderExcluir
  18. AVALIE A TESOURA!!!!!!!!!
    AHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!
    PEDE ´PRA OLHAR A TESOURA !!!!!!!!
    AHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VÊ SE ELA TÁ ABRINDO E FECHANDO DIREITO!!!!!!
    AHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Ganhei uma yorkshire no dia 26/08/2010 estou muito feliz o nome dela é CINDDY mais ela esta mi dando muito trabalho ja fiz de tudo pra ela fazer coco e xixi no jornal mais ela nao faz ela faz xixi e coco na casa inteira ela só tem 2 meses nao sei mais o que faço preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbm ela tem 3 meses e n faz no local já comprei o pipi dog e nada

      Excluir
  20. Irla, vc tem que deixar jornal sempre no mesmo lugar, e limpar o local onde ela fez errado com solução de água com água sanitária e desinfetante, deixar o lugar bem limpinho toda vez que ela fizer vc limpa e com o tempo ela saberá fazer só no jornal. Tenha paciência ela é apenas um bebê

    ResponderExcluir
  21. Precisa mesmo colocar algo p/levantar as suas orelhas, c/qto tempo, o meu fará 2 meses no dia 5/10, ok aguardo sua resposta obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  22. Para que o seu cão acostume fazer xixi só no jornal, vc deve cria-lo num lugar forrado c/jornal, onde passe a maior parte do seu tempo, eu sempre criei os meus dentro do box, depois que eles estão maiores é que eu tiro eles de lá, é lógico que os tirava de lá pra brincar um pouco, mas a noite e durante o tempo que eu não estava em casa o deixava lá, tenho 2 cachorros adultos que até hj só fazem suas necessidades no jornal, tenho que manter a porta do banheiro fechada p/que eles não façam dentro do box. Tenho agora um Yorkshire que estou criando da mesma forma c/criei o meu Lulu da Pomerânia e a Pincher, faça assim e verás o resultado positivo. bjs

    ResponderExcluir
  23. como fazer para colocar a orelha do york em pe obrigada rose

    ResponderExcluir
  24. Eu quero um york mais eu acho ele mais fofo com o pelo com prido mais na medida da barriga,ele cresce muito rápido?

    ResponderExcluir
  25. oi pessoal, comprei uma york para minha filha e ela está com 50dias agora ela virá para minha casa e confesso que estou insegura quanto a cuidar dela, pois meu medo é estragar a cachorra. não quero que ela seja mau educada, como devo fazer para mante-la independente quanto a suas necessidades e dormir? no começo é permitido mimar? pois isso eu sei fazer!!! obrigada e espero que me deem uma dica, valeu.

    ResponderExcluir
  26. eu tenho uma femea que ja deu uma cria e esta gravida de novo.amo d +++++

    ResponderExcluir
  27. OI TENHO UMA QUE TEM 9MESES MAS ELA ESTA COMENDO PEDIGRI ELA NÃO QUET COMER MAS ROIAL O QUE EU FASSO?

    ResponderExcluir
  28. o jeito 'e manter o filhote dentro de um lugar fechado por 1 mes +- , mais o lugar tem que estar forrado somente com jornal, para que o filhote depois se 1 mes quando soltar ele, ele saber que o lugar certo 'e o jornal, e sentir o cheiro do jornal, oa longo do 1 mes que tiver em um local fechado, tire uma parte do dia pra ficar com ele , porque o York Shire 'e uma ra'ca de companhia e n~ao gosta de ficar isolado. Tenho um de 1 mes e meio ele dorme num local fechado , forrado com jornal e quando eu solto ele , depois de um tempo quando ele quer fazer xixi ou coco ele d'a voltas, dai eu sei que quer fazer xixi, ai eu pego ele e coloco no lugarzinho dele e espero ele fazer xixi, depois solto ele denovo,
    Eu amooo os bichos principalente o York que 'e a mellhor raca
    espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  29. ola tenho uma york,que esta com 4 meses,estou tendo dificuldades com ela pois,ela faz xixi e coco na casa toda,esta latindo muito,detesta ficar sozinha,ela quer atençao 24 horas e se nao der ela chora ela e muito mimada parece uma criança...ha e outra ela gosta de dormir na cama e coberta,eu tenho 2 filhos e por mais que eu tente nao deixar ela dormi na cama de madrugada ela chora e meus filhos pega ela e coloca na cama ai ela dorme,eu amo york,mais estou preocupada com essa carencia dela,sera que tem poblema ela ta tao junto com as crianças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma de 3 meses ela faz a msm coisa cmg na hora de dormir coloca ela na caminha dela só que ela fica chorando ela so fica quieta quando coloco ela na cama

      Excluir
  30. adorei a esplicassão e alendo mais vou ganhar um hoje dia 05/07/11 e eu amo a juli que é minha york

    ResponderExcluir
  31. Meu york que se chama Snoop, tem 1 e 16 dias de vida, e ele é mt fofo *-* ele come ração umia que o veterinario recomendou pq ele é mt pequeno e engasga com ração seca, ele não consegue mastigar. Se faz assim:

    Ponha a ração no pote.
    Pegue um pouco de Água morna e misture com a ração. Ele vai conseguir mastigar direito. Caso o seu filhote não coma, faça isso. Pode funcionar.

    Tenho 11 anos e criei um e-mail pro meu cachorro pra um rede social de cachrro e talz. então ee tem msn

    Msn: Snoop_meulindo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. tenho um york ele tem somente 5 meses é muito danadinho ele , se chama pierre ! ele esta com mania de fazer xixi na cama sendo que faço tudo certinho e coloco o jornal , eu brigo mt e ele sai correndo de mim .. é engraçado mais ele é muito companheiro e eu amo ele demais

    ResponderExcluir
  33. tenho um york ele tem 4 meses e o companheiro da minha filhinha duda de 10 meses,uma graça a unica dificuldade e que ele so quer fazer cocô embaixo de cama ou do berçinho da duda,ja coloquei jornal mas não tem jeito,mais amo muito o sheike

    ResponderExcluir
  34. vou ganhar minha York daqui 15 dias, uma fêmea, ainda não sei qual nome dar a ela, estou preocupado de deixar ela sozinha em casa na parte da manha, que é quando eu estou na escola, vou deixa-la no banheiro para que ela não ache o que não deve na casa e para que já aprenda a fazer suas necessidades no jornal.

    ResponderExcluir
  35. Oi... Pessoal o q devo fazer, kiko tem quatro meses. Mais ele so gosta d dormir. E quando chega a noite ele esta hiper agitado. O q eu faco? Detalhe ele ta com ataque cardiaco o tempo inteiro...

    ResponderExcluir
  36. nossa adorei esse blog, mais só uma pergunta, eu vo ganhar a minha york ela vai nascer em dezembro como eu faço pra ela nao sentir falta da mae dela?

    ResponderExcluir
  37. Olá Jessé, brinque bastante com ele durante o dia, brinque de correr, jogue brinquedos para que ele corra atrás exercite bem ele durante o dia, assim ele ficara cansado durante a noite e durmira, faça isso durante um tempo que ele se acostumara com a rotina, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  38. Ajudou sim. obrigada. Mais e quanto O ataque cardioco?

    ResponderExcluir
  39. leve ele ao seu veterinario e vê o que ele te indica.

    ResponderExcluir
  40. Oi gente tem que deixar crescer o pelo dele ?
    Porque eu não quero não

    ResponderExcluir
  41. Oi Aninha, não, você pode mandá-lo(a) para tosar e deixar sempre o pelo curtinho, mais o bonito do yorkshire é o pelo grande :), até mais...

    ResponderExcluir
  42. Eu vou ganhar um e se for uma fême vai se cahmar suzy e se for um macho tobby

    ResponderExcluir
  43. A minha se chama Luna, ela está em casa faz 4 dias.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. minha cachorra mel apodreceu seu dentes de traz tudo,como faço p/ cuidar?

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Olá, meu filhote tem 45 dias, já posso colocar a tala na orelhinha, ou ainda é cedo ?

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Oi gente, bom, eu vou ganhar uma york mês que vem. Dai tipo eu já to vendo tudo né, e eu li em um topico que dizia que quando eles eram recem nascidos era bom por um relégio embaixo da caminha deles pq dai o barulho do TICTAC lembra o coração da mãe batendo, e eles se sentem mais confortáveis. E nunca jamais esquecem de dar todas as vacinas e desverminar eles. 3 vacinas e 3 desverminações pra depois ter contato com outro cachorro e sair pra rua. E cuidado, não pode passar produto quimico onde eles ficaram quando recem nascidos. Só um paninho com aguá :3 Espero ter ajudado vocês.

    ResponderExcluir
  51. pretendo comprar um york e dar o nome de megan só que nao sei ainda com vou escrever o nome dela

    ResponderExcluir
  52. Oii gente eu tenho uma duvida, eu vou ganhar o meu yorkie na semana que vem ele é macho, eu pretendo castrar ele depois, mais me falaram que mesmo castrado eles continuam fazendo xixi pela casa, marcando o territorio, é verdade??

    ResponderExcluir
  53. ATÉ QUANTO TEMPO DEVE USAR A TALA?

    ResponderExcluir
  54. oi conto tempo que eu devo dar banho
    só dei a primeira vacina

    ResponderExcluir
  55. Oi gente, a maioria das pessoas tá com dúvida; acessem o blog meu cão meu amigo lá tem várias informações e tbm te dá varias dicas.Eu pesquisei e olha o ki achei:
    Como educar o filhote – 1 a 4 meses

    Até os 4 meses de vida, o filhote pode aprender bastante coisa!!! Além de saber onde fazer as necessidades, ele pode aprender alguns comandos de adestramento.

    A primeira coisa é ensinar o nome a ele. Chame pelo nome, e quando ele olhar, recompense com algum petisco ou com a própria ração.

    Depois, um comando bem importante: VEM. É muito simples, chame o nome do cachorro, e assim que ele olhar, diga VEM! Quando ele vier, recompense! Se ele não vier, mostre algo interessante pra ele, como um brinquedo ou petisco. Ele com certeza virá. OBS: Nunca chame o cão quando for brigar com ele. Isto pode fazer o cão relacionar o nome ou o VEM com algo ruim, e depois não obedecer mais.
    Outra coisa muito importante: Nunca bata no seu cão. Existem outras maneiras de puni-lo por algo que fez errado.

    Cuide bastante com o NÃO. Não utilize a todo o momento, mas quando utilizar, diga somente uma vez, e não deixe o filhote continuar o que estava fazendo de errado. Você também pode dar um sustinho nele, como fazer um barulho forte simultaneamente ao NÃO.

    Brinque muito com seu filhote, dê atenção a ele, cuide... Ele não vai esquecer disto depois que crescer, e com certeza será manso e não terá atitudes agressivas.
    Brinque de jogar a bolinha, mas não de cabo de guerra, pois esta brincadeira pode levar a uma disputa por liderança, e seu filhote querer mandar em você! Lembre-se você é o líder, então tome atitudes como tal. Ande sempre à frente, entre nos lugares primeiro, não deixe te morder, e sempre exija um comando antes de dar a comida ou levar para passear.

    Comandos que você pode ir ensinando ao seu filhote de até 4 meses: Vem, Senta, Fica, Deita, Dá a pata, Rasteja, Gira e etc...

    ResponderExcluir
  56. Mais dicas abaixo:

    Escovação de dentes

    A higiene dental deve começar enquanto seu cão ainda é filhote, pois assim é possível reduzir bastante a chance de ele desenvolver doenças periodontais, e fica mais fácil de acostumá-lo.
    Para escovar os dentes, use uma escova pequena e macia ou o dedo mesmo, com pasta de dente ou solução de limpeza feita especialmente para pets. Não utilize pasta dental que não seja para cães!!!
    Você também pode fazer uma solução caseira: misture bicarbonato de sódio com um pouco de sal e água. Não use essa receita se seu cachorro faz dieta com restrição de sódio. Uma escovação semanal é suficiente.

    Lembre-se: a formação de tártaro precisa ser removida pelo veterinário, com o cão sob anestesia! Sendo assim, o esforço extra da escovação regular vai salvar você e seu cão de muito mais esforço e despesas mais à frente.

    Agora, se você não tem tempo para cuidar da higiene dental do seu cachorro, pelo menos tome algumas medidas preventivas:
    Não dê guloseimas a ele;
    Dê ração de boa qualidade, quanto mais dura melhor;
    Ofereça coisas para ele roer, como ossinhos de couro, que ajudam a retirar o tártaro;
    Cenoura crua ajuda a eliminar a placa;
    Cuidado com comida caseira, os temperos como alho e cebola causam mau hálito;
    Aquelas cordas com nós vendidas em pet-shops para o cão roer também são uma boa pedida para limpar os dentes.











    Ensine seu cão a sentar

    Pegue um petisco na mão (pode ser um pedacinho de salsicha, carne, ou ração mesmo), fique na frente do cão e deixe-o cheirar sua mão, e vá levantando a mão até que ele tenha que sentar para acompanhar o petisco. Espere ele sentar, e então abra a mão e deixe-o comer. Faça isto repetidas vezes, até que ele entenda que precisa sentar para ganhar o prêmio.
    Quando você perceber que ele já entendeu o que deve fazer, introduza o gesto do comando, que é a mão virada com a palma para cima. Segure o petisco na mão fazendo o gesto, e continue treinando com ele.

    Após algumas repetições, já dá para inserir o comando verbal. Então, na hora exata que ele estiver sentando, diga com voz firme e baixa: SENTA!
    Depois de mais algumas repetições, tente fazer o comando gestual e verbal juntos, e veja se o cão obedece. Se ele não entender, volte à etapa anterior e reforce bem os comandos.

    ResponderExcluir
  57. + Dicaaaaaassssss:
    Ensine seu cão a ficar

    Seguro o petisco na mão e coloco perto do focinho dele, toda vez que ele tenta pegar digo: NÃO. Fiz isso algumas vezes, e quando ele parava de tentar pegar, eu abria a mãe e dizia PEGA.

    Depois de algumas vezes comecei a dizer o FICA enquanto ele esperava eu abrir a mão. Pronto, ele já associou o FICA ao esperar alguma coisa parado.

    Depois disso você pode fazer exercícios provocando bastante o cão, com comidas como carne e etc, que tenham cheiro forte.








    Ensine seu cão a dar a pata

    Coloque seu cão na posição de sentado e segure um petisco com a mão fechada bem perto do focinho dele. Ele vai tentar pegar o petisco com a boca, e quando perceber que não está conseguindo, irá levantar a pata para tentar abrir sua mão. Neste instante que ele tocar sua mão, abra e lhe dê o petisco.
    Repita isto por umas cinco vezes, e depois comece com o comando verbal. Cada vez que ele tocar sua mão, diga: TOCA AQUI, ou DÁ A PATA. Depois de mais algumas repetições tente dar o comando antes de ele tocar sua mão. Quando ele tocar, abra a mão e elogie. Com o tempo você pode retirar o petisco, e simplesmente estender a mão e pedir o comando.




    Ensine seu cão a abrir a porta


    Coloque um petisco no trinco da porta e espero o cão pular pra pegar. Quando ele encostar a pata no trinco, dê o petisco pra ele. Faça algumas vezes e depois aplique o comando de voz quando ele pular no trinco: PORTA!
    Depois peça o comando e quando ele obedecer dê o petisco. Depois ele faz sem petisco até... só pelo prazer de te ver do outro lado da porta!
    Pra ensinar a acender ou apagar a luz, o princípio é o mesmo!

    Fazendo as necessidades no lugar certo
    Prepare o cantinho onde ele irá dormir, se alimentar e etc.


    É instinto de o cão fazer as necessidades longe de onde ele dorme e come, então as chances de ele fazer no jornal são grandes. Se ele acertar de primeira, elogie e lhe dê um petisco. Depois coloque uma folha de jornal limpa por cima da suja com o xixi. Se for cocô, obviamente é necessário retirar o jornal sujo.
    Provavelmente ele irá sempre fazer as necessidades no mesmo local, porém não esqueça de deixar uma folha com um pouquinho de xixi por baixo das outras, e deixar o local sempre limpo. Você pode começar colocando jornal em uma área grande, e depois ir diminuindo o espaço do “banheiro”.

    Agora, se o filhote não acertou o local que você preparou, esfregue o jornal no xixi dele, e coloque por baixo de outras folhas de jornal limpas. Fique observando se da próxima vez ele irá fazer certo. Se ele acertar, elogie muito e dê um petisco. Se ele errar de novo, diga NÃO e o leve imediatamente para cima do jornal.

    ResponderExcluir
  58. Espero estar ajudando, mais dicas:


    Como passear com a guia

    Treinamento:
    Comece o treinamento em casa. Coloque a guia, e passeie com ele em seu quintal, onde não haja distrações, mostre que ele deve ficar ao seu lado e acompanha-lo nas direções que tomar. Enquanto ele fizer certo, dê alguns petiscos como recompensa. Se ele puxar, pare e espere. Quando ele olhar pra trás e parar de puxar, siga em frente.
    Se ele quiser mudar de direção para a esquerda, por exemplo, vire a direita. Mostre que é você que está no comando!
    Se o cão é filhote, tudo fica mais fácil. Quando estiver completada a vacinação ele pode andar na rua, mas antes disso leve ele no colo, assim ele já vai se acostumando com os sons e o ambiente diferente!

    O treinamento em si parece muito fácil, mas na prática nem sempre é assim... Aí você me diz:

    Meu cão fica louco quando coloco a guia, ele quer ir direto pra rua!Espere ele se acalmar, e só saia quando ele sentar e ficar calmo. Se não funcionar, retire a guia e espere uns minutos, depois tente novamente.


    Meu cão só me puxa na ida, e na volta pra casa e vem tranqüilo. É porque ele já sabe o destino do passeio, e quer logo chegar lá. Varie o destino e os caminhos, assim ele curte mais o passeio em si, e não fica ansioso para chegar a um determinado lugar.

    Meu cão quer cheirar e urinar em todos os postes! Realmente, isto faz parte do instinto do cão. Mas você deve mostrar que ele não deve puxar a guia para fazer isto. Enquanto ele quiser te arrastar para um poste, pare e mande sentar. Quando ele obedecer, vá devagar até onde ele quer ir. Assim você mostra que ele deve te obedecer para receber o que quer.

    Meu cão só puxa na volta do passeio. Ele está não está gostando do passeio, obviamente. Você deve mostrar que o passeio é agradável, levando petiscos, e indo a lugares menos movimentados.

    Meu cão senta quando coloco a guia! Ele ainda não se acostumou com a guia. Quando colocar a guia, dê alguns petiscos, use como isca pra ele andar. Mostre que o passeio é bom pra ele. Tente levar outro cachorro junto, às vezes serve como estímulo.


    Meu cão quer atacar os cachorros na rua. Primeiro, se ele realmente oferece risco, coloque uma focinheira. Segundo, deixe-o cheirar os cães, às vezes é só curiosidade. Dê petiscos a ele, mostrando que é legal conhecer outros cães.
    Se não funcionar, faça o contrário. Assim que ele quiser atacar, mude de direção e ignore a reação dele. Se ainda assim não funcionar, e ele ficar latindo, leve junto um borrifador de água, e borrife no rosto dele quando ele tiver atitudes indesejadas.
    Dicas:
    Se o seu cão é muito ansioso, gaste a energia dele antes de passear. Solte-o no quintal, faça-o correr bastante, brinque com ele de bolinha, etc. Quando ele estiver cansado, aí sim o leve para passear. Ele não terá tanta energia para te puxar!
    Outra coisa que ajuda é se você puder passear diariamente, mesmo que seja por 5 minutos. Assim ele acostuma mais rápido e não fica tão ansioso.

    Outras dicas importantes:
    Não passeie quando tiver sol muito forte, ou for muito quente.
    Não deixe seu cão comer coisas da rua.
    Leve água pra ele caso o passeio seja longo.


    Lembre-se:
    Um passeio perfeito é quando a guia fica sempre frouxa, o cão fica ao lado do dono, seguindo-o, e não fazendo o dono segui-lo.

    ResponderExcluir
  59. Olá, me chamo Isabelly, bom eu ganhei uma filhotinha de yorkshire,e vou busca-la quinta feira dia 19/7/2012,até lá ela vai estar com 1 mês, gostaria de saber se é um boa hora para tira-la de sua mãe. Eu gostaria de saber como cuidar, e tambem preciso saber se posso deixa-la sozinha, por algumas horas diariamente. me ajude, não tenho experiência, todos os cachorros que ja tive, veieram com 5 meses em diante....GRATA.

    ResponderExcluir
  60. Tenho uma york Femea chamada CHERRY rs... de quase 1 ano , muito pentelha, obediente, brincalhona muito ativa e agitada, agora ganhei outro cachorrinho york macho, não sei um nome pra ele ,Minha mãe quer colocar TOR Achei horrivel Preciso de sugestões, ele também e meio medroso Rs... Tchal Gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE TAL SPIKE(spaique), BRUCE, MARLON, LOGAN,
      TAYSON, MAUVIN, DOMINIQUE, TEODORO, JHOY ESPERO TER TE AJUDADO TENHO UM YORKSHIRE CHAMADO TROVÃO É UM NOME GRANDE MAS EU ADORO, COMBINA COM MEU BEBÊ QUE É SUPER ESPERTO E ATIVO.

      Excluir
  61. Olá eu tinha um york com 2 meses e meio o nome dele era Small, peguei ele no dia 25/08/2012, fiquei com ele apenas 16 dias, pois no dia 10/09/2012 ele faleceu, não sabemos o q aconteceu, o lugar onde ele ficava era super limpo tinha a caminha dele, os brinquedos a água. Ele aparentava um animal super saudável, brincava bastante conosco, corria atrás dos brinquedos q jogavamos pra ele, e já estava aprendendo a fazer xixi no jornal.
    Eu e meu marido saiamos de manhã pra trabalhar, ai eu dava comida, trocava os jornais e a água e ainda brincavamos com ele por volta de umas meia hora, só q dai o resto do dia ele ficava sozinho, minha sogra ia ver ele 1 ou 2 vezes por dia depois q eu saia.No dia 05/09/2012 ele tomou vacina V10, e depois de 5 dias ele faleceu poderia ter sido a vacina a causadora da morte?
    Mandei fazer uma autópsia, mas ainda não saiu o resultado. Estou muito angustiada, preciso de uma resposta.
    Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  62. OI CAMILA NAO SOU VETERINARIA MAS A MINHA ACONTECEU QUE ELA TEVE ATAQUE DE GLICEMIA E SE EU NAO ESTIVESSE PERTO ELA TINHA MORRIDO,FILHOTES DE YORK TEM MUITO HIPOGLICEMIA E EM UM DESSES ATAQUES ELES PODEM VIR A OBITO...MAS FICA EM PAZ TODO MUNDO TEM SEU TEMPO ATE OS ANIMAIS OQUE É PRA SER SERA.ABRACOS MEUS SENTIMENTOS...

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Minha York, Mel, com 5 meses passou a chorar muito quando saio. Antes não fazia. Estou muito preocupada, Estou seguindo todas as dicas. O que fazer?

    ResponderExcluir
  65. Olá boa noite!
    Gostaria da ajuda de vcs!
    Compramos um filhote de yorkshire para nossa filha.
    Ela está com dois meses.
    No inicio foi tranquilo, mas logo no fim da primeira semana em casa ela começou a recusar a ração.
    Levamos a uma clínica veterinária recomendada por um amigo e ficou internada por três dias. Estava desidratada e começando a ficar anêmica.
    Trouxemos pra casa, começamos a dar a medicação, trocamos a ração e ela começou a comer normalmente.
    Na segunda semana, novamente ela começou a se recusar a comer. Tentamos de várias formas e nada.
    De novo pra clínica, estava com glicose baixa, novamente ficou internada, dessa vez por 1 dia.
    Voltou pra casa, começou a comer normalmente, mas depois começou a recusar a ração ( a mesma de antes).
    Pra não baixar glicose veterinário recomendou dar um pouco de mel a cada vez que ela ficar muito tempo sem comer.
    Estamos angustiados.
    Ela mal toca na comida,
    Alguém pode me dar uma dica de como devo proceder?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  66. Olá boa noite!
    Gostaria da ajuda de vcs!
    Compramos um filhote de yorkshire para nossa filha.
    Ela está com dois meses.
    No inicio foi tranquilo, mas logo no fim da primeira semana em casa ela começou a recusar a ração.
    Levamos a uma clínica veterinária recomendada por um amigo e ficou internada por três dias. Estava desidratada e começando a ficar anêmica.
    Trouxemos pra casa, começamos a dar a medicação, trocamos a ração e ela começou a comer normalmente.
    Na segunda semana, novamente ela começou a se recusar a comer. Tentamos de várias formas e nada.
    De novo pra clínica, estava com glicose baixa, novamente ficou internada, dessa vez por 1 dia.
    Voltou pra casa, começou a comer normalmente, mas depois começou a recusar a ração ( a mesma de antes).
    Pra não baixar glicose veterinário recomendou dar um pouco de mel a cada vez que ela ficar muito tempo sem comer.
    Estamos angustiados.
    Ela mal toca na comida,
    Alguém pode me dar uma dica de como devo proceder?
    Agradeço

    ResponderExcluir
  67. Oi, tenho um york, porém estou tentando fazer de tudo para que a orelha dele fique de pé, uma já está, só falta a outra. Tem horas que ele ergue, mas quando eu olho de novo esta caída e assim ele fica. Já dei vitamina, já usei tala, enfim, estou tentando. Será que tem alguma maneira que eu possa fazer com que fique de pé? (Ele tem 4meses, irá fazer 5 meses dia 20/12/2015)...

    ResponderExcluir
  68. mannn , ajudou pacas , minha cachorrinha vai vir , ela só tem 11 dias , ela vai vir com 1 mes e 3 semanas para minha casa , amei as dicas!!!

    ResponderExcluir
  69. Olá! Eu tenho um york chamado Dudu. Ele tem 6 anos e é o xodó da minha vida é da minha família. Agora ele é papai. Nasceu a Nina, filhota única de 1 mês. Ganhei ele do meu marido. Eu pedi de presente de aniversário. Foi o melhor presente que ganhei na vida. Ele é muito inteligente e ciúme é seu codinome rs

    ResponderExcluir
  70. E obrigado a está raça o corte da calda ou rabo?

    ResponderExcluir
  71. Comprei uma filhote de yor...e a mulher falou pra mim que elas tinham 40 dias de nacidos..iso foi dia 31 de julho. Hoje ja e 5 de agosto Eu perguntei pra mulher ce a york ja tinha desmamado e ela me falou que Não....eu queria saber Quanto tempo uma filhote de yorkshare demora pra desmama??

    ResponderExcluir
  72. Desisti de ler a materia quando cheguei na parte que fala que o rabo "deve" ser cortado...
    Por favor atualizem, é PROIBIDO!!!!

    ResponderExcluir