quinta-feira, 5 de março de 2009

Acessórios para Cães.




No ato da compra ou adoção de um filhote, o novo dono deve adquirir juntamente alguns acessórios próprios para cachorros.
É recomendado que, quando o cãozinho chegue em casa já encontre tudo o que irá precisar, para isso, o melhor é comprar tudo com antecedência e decidir qual o lugar da casa que as coisas do cão ocuparão.
Os acessórios básicos que o cachorro irá precisar em qualquer idade são:
• Coleira e guia, para passear;
• Recipentes para água e comida (é importante que estes recipientes sejam lisos para não acumular restos de alimento que podem propiciar o surgimento de fungos e bactérias, como a vasilha que há na imagem do cachorro comendo ai em cima);
• Escova de modelo próprio para a pelagem de seu cão;
• Xampu próprio para cães (ao menos que o dono opte por fazer a higiene do seu cão em algum centro de banho e tosa profissional).

Além destes itens é recomendado que o cão possa dispor de um colchão ou caminha, ou qualquer local macio para dormir, isso vai ajudar a impedir que se formem calos nas articulções, principalmente de raças pesadas como o dogue alemão e o fila brasileiro. Além disso, um local para dormir ajuda a manter o cachorro aquecido durante a noite já que ele não fica em contato com o chão frio (em caso de cães que vivam dentro de casa), nem em contato com a umidade da terra (em caso de cães que vivem na área externa das casas).

Brinquedos são a melhor opção pra quem quer evitar que o seu novo filhote roa móveis ou rasgue cortinas e sofás. Roer é natural de qualquer filhote, eles precisam para exercitar as mandíbulas, limpar os dentes e também para se distrair.
Raças pequenas fazem menor estrago por terem maxilares menores e menos fortes, mas praticamente todo cachorro vai roer algo enquanto filhote. Fornecer para ele ursinhos, ossinhos de borracha, de couro etc… dá uma opção para que ele roa as próprias coisas e não as do dono. Exercitar bastante o filhote com brincadeiras também vai fazer com que ele se canse mais e tenha menos energia para gastar roendo.
Existem brinquedos como bolinhas de borracha e discos de frisbee para estimular o animal a se exercitar sem precisar que o dono dê algo seu para ele. Além desses acessórios básicos, algumas pessoas também compram roupas para seus cães.
Vestir cães não é absolutamente necessário, ao menos que sejam raças que precisem ser protegidas em climas frios como o cão de crista chinês e o whippet. Apesar disso, muitos donos adoram ver seu cãozinho todo arrumado e enfeitado.
Esse costume não é novo, desde da época da rainha Vitória da Inglaterra, as mulheres da aristocracia, enfeitavam seus yorkshires com adornos caros, que conbinavam com seus vestidos. Não existe nenhum mal em se vestir ou enfeitar o cachorro, desde que isto seja feito sem exageros pra não incomodar o animal. As roupas precisam ser de qualidade e serem próprias para cães para não apertarem nas articulações e não causarem alergias. Roupas para cães também não devem ter botões e outras partes destacáveis que podem ser arrancadas e engolidas, especialmente por filhotes.
Também não devem ter sininhos ou fazer qualquer barulho alto, o que pode incomodar a audição desenvolvida dos cães.
Quanto aos agasalhos, o dono deve ter bom senso para saber julgar se o cão precisa ou não de um. No clima brasileiro a maioria das raças não precisa, mas deve-se lembrar que em noites frias muitas raças precisam de um local aquecido para dormir de modo a evitar a incidência de problemas respiratórios, principalmente nas raças que possuem mais tendência para tais problemas, nas raças originárias de regiões tropicais e nas raças sem pêlos.
Atualmente também pode-se encontrar a venda em pet-shops sapatos para cães. Estes sapatos são utilizados principalmente em cães de salvamento em escombros, que, por terem que andar em terrenos com alta concentração de metais e vidros quebrados poderiam ferir gravemente as patas. Nos cães de estimação o uso de sapatos, assim como o das roupas é, na maioria das vezes desnecessário, mas não prejudicial. Muitos donos gostam de ver seus cães passeando com sapatinhos coloridos ou combinando com as roupas. As vantagens do uso de sapatos em cães de estimação são:
• Proteger as patas de eventuais machucados como espinhos, vidro etc…

• Evitar que o cão queime as patas andando em chão quente, determinadas horas do dia.

• Não deixar que o cachorro entre em casa com os pés sujos, já que os sapatos são retirados quando se volta do passeio.

• A princial desvantagem é, se usado muito frequentemente, os sapatos podem impedir que o cachorro lixe naturalmente suas unhas ao caminhar. Unhas grandes demais incomodam o cão e podem arranhar as pessoas quando o cachorro pula nelas por exemplo.

• Raças pequenas ou de focinho muito fino e comprido também devem ter escova de dentes e pasta dental própria pra cães. Pasta de dentes para humanos contém altas concetrações de Fluor que não fazem muito bem aos cães já que ele não entendem que devem cuspir e acabam engolindo o creme dental.

Todos os cães podem escovar os dentes, mas este hábito é mais importante para as raças de pequeno porte que são mais sujeitas à formação de tártaro. O objetivo de se escovar os dentes de um cachorro é evitar ou diminuir o acúmulo de tártaro, não o de evitar cáries por isso o fluor não é tão necessário. Normalmente os cães não estão tão sujeitos a cáries como os humanos uma vez que o açúcar não faz parte de sua alimentaçãonormal. Contudo cães com uma dieta errada podem ter problemas de cáries ou de diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário