quinta-feira, 5 de março de 2009

Como Cuidar de Seu filhote ...


- Introdução -


Cuidar de um animal, é um hobby que requer paciência, um pouco de tempo e regularidade. Alivia o stress, as tensões e faz com que esqueçamos dos nossos problemas durante este tempo.


Se você gosta de cães, cuidará deles bem e com carinho, e isto vai ser fácil e um bom passa tempo. Se você não esta disposto a ter este trabalho, não tenha cães, contente-se em brincar com o cãozinho de um amigo.


Quanto a despesa de um poodle, é mínima. Um poodle toy como os meus, come pouco mais de um quilo de carne moída por semana com arroz e algum vegetal ou simplesmente ração.


- Carinho -


Os poodles são muito inteligentes e sensíveis. Talvez pôr isto eles tenham tanta necessidade de dar e receber afeto. Eles são carinhosos e adoram ser acariciados, eventualmente podem sentir ciúmes do dono. Os poodles apreciam estar na companhia humana. Os meus poodles me seguem pôr toda a casa o tempo inteiro em busca da minha companhia.


Seja carinhoso com seu cão, mais não o acostume mal, deixando subir nas camas e oferecendo comida a ele enquanto você estiver comendo, não acostume o animal a ficar no colo. Educar o cão e fundamental para o perfeito convívio entre o homem e o cão. O poodle pode ser um grande amigo e companheiro, ele nasceu para isto, só depende de você.


- Higiene -


Escolha um local para o animal fazer suas necessidades e forre-o com jornal, no caso de apartamento, e troque o jornal sempre que estiver muito sujo. Se você mora em casa, certamente será mais simples acostumar o cão a fazer suas necessidades em um local fácil de lavar com um balde de água.

É fácil ensinar um poodle a fazer suas necessidades sempre no local certo.


- O Pêlo -


O pelo do cão adulto deve ser escovado semanalmente com uma escova de aço para que não embarace e mantenha a beleza natural do animal. Já os filhotes, devem ser escovados com uma escova de nylon (de cabelos).


Os pêlos ao redor do ânus e do sexo do poodle devem ser aparados bem rente para manter a higiene do animal. Aconselho também a aparar os pêlos próximos aos olhos para evitar inflamações nos olhos e a formação de remelas. No cão adulto, é aconselhável manter os pêlos do focinho bem curtos para evitar comidas agarradas aos pêlos.


É importante cortar os pêlos das almofadas das patas para que o cão possa manter o equilíbrio no caminhar sem forçar a musculatura das patas.


- As unhas -


As unhas devem ser aparadas apenas nas pontas, as unhas dos cães tem sangue e se forem cortadas muito rentes podem sangrar e doer.


- Ouvidos -


Se essa é a sua primeira vez cuidando de um cão,deve saber que : Jamais deixe entrar água no ouvido de seu cão,pois pode inflamar e provocar dores fortes...


- Alimentação -


Nunca dê queijo, doces, biscoitos, comida preparada para consumo humano e tudo mais que contenha açúcar ou gordura para os cães. Seu organismo é diferente do nosso, e tais alimentos são muito prejudiciais a sua saúde.


Eu não sou contrário ao uso exclusivo de ração para alimentação de animais. As rações são simples de usar, não requerem trabalho de preparação, são balanceadas com todos os nutrientes que o animal necessita e ideais para quem não dispõe de muito tempo (meu caso).


Se voce tambem preferir usar ração, esteja certo de comprar ração para cães apropriada para o tamanho de seu cão. Se comprar ração importada da América Latina, lembre-se que em espanhol cão é perro e não cachorro. Em espanhol cachorro significa filhote de qualquer animal.
Meus poodles comem ração. São saudáveis, de pelo bonito e alegres. A quantidade de comida, varia de animal para animal, o melhor é observar o apetite do cão e oferecer a quantidade que o cão costuma a comer duas vezes ao dia.


Os filhotes devem comer quatro vezes ao dia. Jogue fora o que o animal não comeu antes que se estrague, para evitar que o cão coma comida ruim. A água deve ser filtrada e trocada diariamente.


Se você usa ração, deve jogar fora o que sobrou no pote que o cão come antes de colocar uma nova dose de ração, não complete o pote de comida com ração nova.


- Banho -


O ideal e dar banho nos poodles com intervalos de tempo nunca menores que quinze dias usando sabonete comum sem muito perfume para não incomodar o olfato sensível dos cães. Após o banho, seque o cão com uma toalha e se possível com um secador de cabelos. Escolha as manhãs de dias quentes para dar banho no poodle. Lembre-se de não deixar entrar água nos ouvidos do cão. Após secar, escove o animal.


- Pulgas -


Os poodles não são propensos a pulgas, contudo podem pegar algumas pulgas. Pela característica da pelagem do poodle, é impossível catar pulgas no seu corpo. A melhor solução é usar produtos aplicados a pele do animal para exterminar as pulgas. Dois bons produtos são o Advantage e o Front Line. Ambos devem ser aplicados na pele da cabeça no cão (onde ele não consegue lamber). Para isto abra o pelo ate ver a pele, e aplique o produto na pele conforme instruções do fabricante. Não use produtos spray sobre o pêlo do poodle, sob pena de embaraçar terrivelmente os pêlos do animal.


- Ambiente -


Mantenha a casa limpa, mais evite produtos de cheiro ativo ou produtos tóxicos. Evite usar desinfetantes nos locais onde o cachorro fica.


Se for aplicar produtos contra insetos na casa, afaste o cão do local antes de fazê-lo. Lembre-se que o olfato do cão e muito mais sensível que o nosso e que ele esta muito mais próximo do chão que nos. Não use inseticidas em locais onde o cão possa lamber ou comer.


- Outros cuidados -


Os poodles tem excelente saúde e raramente ficam doentes, contudo é sempre bom tomar alguns cuidados.


Observe sempre o pêlo e a pele do animal em busca de ferimentos, secreções e coisas do gênero. Verifique dentro dos ouvidos, a pele deve estar rosada e sem odor exagerado. Verifique os olhos, quanto a inflamações e formação exagerada de remelas. Alguma remela é comum e pode ser removida com água.


Os poodles não tem cheiro forte e não soltam pêlos. Pêlos pela casa ou odor no cão podem significar algum problema na pele.


Se o cão esta muito deitado, ou se escondendo, pode significar alguma fraqueza ou dores.


Se perceber alguma coisa estranha, procure um veterinário de confiança. Dê preferencia a vacinar o cão no veterinário, desta forma, pelo menos uma vez por ano, seu cachorro sera examinado pelo veterinário.


IMPORTANTE: No veterinário, mantenha o cão no colo, nunca o deixe no chão ou cheirando coisas. Este ambiente é frequentado por animais doentes.


- Tosa de Pêlo -


O pelo do poodle deve ser tosado por profissionais. Não aconselho a tentar fazer em casa, usando maquinas de cortar cabelo, ate porque este serviço é barato e disponível em quase todos os veterinários e em algumas lojas de artigos para animais. Normalmente, este serviço inclui a limpeza dos ouvidos, corte de unhas e banho perfumado.


Os filhotes não devem ser tosados. Por ocasião da vacinação do filhote, consulte seu veterinário sobre um bom profissional para tosa e a época melhor para faze-lo. A tosa dura tanto quanto um corte de cabelo e tem que ser repetida de tempos em tempos.


Uma boa política, principalmente, seu seu cãozinho anda pela casa e sobe nos móveis, é nao deixar o cão pisar na rua, quando na rua, leve-o no colo. Os poodles são animais limpos, mas a rua não é.


Bý : Blog Para cachorros !!!

Um comentário:

  1. ola tudo bem boa tarde eu ganhei um caozinho pooble e ele fica o tempo todo dormindo e anoite começa a grunir sera que ela esta sentindo alguma dor ou so quer chamar atencao ele tem hoje 48 dias e muito fofo mim ajude a saber lhe dar com ele e verdade que nao pode dar leite a ele nem colocar na raçao por favor entre em contato comigo meu orkut e nivialucia04gmail.com

    ResponderExcluir